Pesquisar
Close this search box.

Painel | Teologia, diversidade e gênero: diálogos

26/10/22 | 17h às 21h30

O evento Teologia, diversidade e gênero: perspectivas de diálogo, organizado pelo grupo de pesquisa Diversidade afetivo-sexual e Teologia, tem por objetivo apresentar leituras multidisciplinares e ecumênicas a partir de discussões contemporâneas sobre Política, Direitos, religião e cidadania. Os painéis querem contribuir na ampliação dos horizontes em vista de uma compreensão mais profunda das questões de gênero, da presença da mulher e de pessoas LGBTQIA+ nos espaços decisórios da Política para garantir a cidadania plena.

Programação

17h:  Café e literatura: Exposição e venda de livros

  • Em especial, os livros Teologia e os LGBT+: perspectiva histórica e desafios contemporâneos, de Luís Corrêa Lima (Editora Vozes, 2021) e Narrativas, mulheres e resistências, org. por Cíntia Maria Teixeira e Luciana Kind (Letra e Voz, 2020).

 

18h Painel 1: Política, Direito e Cidadania

  • Dra. Luciana Kind (PUC-MG): Pós-doutorado em Psicologia Social (UFMG). Doutora em Saúde Coletiva (UERJ). Professora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC/Minas. Coordenadora do grupo Narrativas, Gênero e Saúde. Pesquisadora em saúde pública, promoção da saúde, práticas grupais, violência contra mulheres, sentidos da morte e metodologias qualitativas. Autora de: Narrativas, mulheres e resistência;
  • Dr. Thiago Coacii (OAB-MG): Doutor em Ciência Política (UFMG). . Integrante da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-MG. Atua principalmente nos seguintes temas: Movimentos Sociais; Produção de Conhecimento; Gênero e Sexualidade; Transexualidade e Travestilidade; Direitos Humanos; Teoria Queer e Feminista. Autor de: Dossiê Movimentos Sociais e Ativismos LGBTI e Feministas.

 

20h Painel 2: Teologia, Política e os LGBT+: Cidadania e Cristianismo

  • Dr. Luís Corrêa Lima (PUC-Rio): Teólogo (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), doutor em História (UNB). Professor na PUC-Rio. Desenvolve pesquisa sobre história da Igreja, modernidade, gênero e diversidade sexual. Autor de: Teologia e os LGBT +: Perspectiva histórica e desafios contemporâneos;
  • Pr. Henrique Vieira: Teólogo, Pastor da Igreja Batista do Caminho, ator, poeta, Militante de direitos humanos, autor de O Amor como revolução.

Investimento: Gratuito (sem certificado) | R$ 20,00 (com certificado)

Modalidade: Híbrido (presencial com transmissão online)

Apoio: Capes

...