Projeto Pedagógico de Curso

Sendo o objetivo do curso formar pessoas capazes de desenvolver o conhecimento em Teologia, conjugando-o com a reflexão sobre a realidade e adquirindo informações e práticas que permitam abordar textos e interpretar e avaliar situações humanas, individuais e coletivas, a  aquisição conhecimentos e habilidades supõem uma didática que leve o estudante a reviver ativa e pessoalmente as questões abordadas, de modo que as respostas não só correspondam a perguntas reais, mas sejam construídas pelo aluno. Isso supõe remeter o estudante à própria experiência para que assim as questões e as análises realizadas adquiram conteúdo real. Assim, os conceitos não serão meras fórmulas abstratas.


O método personalizado implica alto grau de interação entre o professor e os alunos e dos alunos entre si e se traduz em três tipos de atividades:

- Disciplinas teóricas: aulas de expositivas, em que o professor se preocupa com assimilação por parte dos alunos;

- Práticas educativas com participação ativa do aluno: seminários; grupos de leitura; trabalho de conclusão de curso; exame compreensivo final com respectivo seminário de preparação.

- Atividades extra-classe: notas de leitura; cursos de extensão; eventos científicos; publicação de artigos; voluntariado; monitoria; bolsa de iniciação científica; grupos de pesquisa.


A personalização da aprendizagem requer tempo para estudo pessoal. Daí o horário básico de apenas 20 horas/aula semanais. O controle das matrículas também impede que o aluno se sobrecarregue em outros horários, prejudicando a assimilação dos conteúdos.

A tutoria (Acompanhamento de Estudos) é instância privilegiada de diálogo e de discernimento da vida acadêmica, facilitando a compreensão dos conteúdos estudados. Cada aluno é confiado a um professor que o acompanha ao longo do curso.

No final do 1º bimestre de cada semestre, acontece a “semana de estudos”, na qual, em lugar das aulas, os alunos dedicam-se em tempo integral ao estudo pessoal, retomando conteúdos, aprofundando temas, relendo textos e artigos ou ampliando leituras. A programação da semana é realizada pelo estudante sob orientação do tutor.

 

Seleção de conteúdos

É importante a seleção das matérias e a gradualidade de sua apresentação na graduação como iniciação a um campo do saber. Mais vale a compreensão da problemática fundamental do que informações sobre muitos assuntos. O aluno deve entender o que estuda para poder tomar posição a seu respeito. O professor, portanto, não se limita a expor matéria, mas está atento à sua assimilação. A limitação ao essencial e a preocupação com o acesso do aluno às questões centrais não se confundem com superficialidade. É imprescindível a informação exata e o rigor conceitual e argumentativo para a construção de um pensamento sólido. A formação do estudante requer temáticas articuladas, sem prejuízo da flexibilidade e da diversidade de impostações teóricas e metodológicas. Faz-se mister que:

Os temas básicos sejam tratados organicamente para que o aluno tenha visão abrangente deles e de seu conjunto, em vista da síntese.

- Discutidas as questões, os professores manifestem e justifiquem sua opinião, confrontando-a com outras soluções e deixando aos alunos a liberdade de fazer uma escolha fundamentada.

- Haja coerência entre as posições dos professores e a base de experiência cristã e humanista da FAJE.

 

O currículo compreende disciplinas e práticas de ensino fundamentais e complementares.

- As disciplinas e práticas fundamentais correspondem ao campo principal de estudos do curso, fornecendo visão global articulada da temática respectiva e a oportunidade de adquirir habilidades para estudo e investigação nesse campo. Seu conteúdo programático abrangerá os pontos principais. Em cada semestre, há uma disciplina eixo ao redor da qual as demais se articulam.

- As disciplinas e práticas complementares destinam-se a complementar a formação básica, oferecendo também subsídios de outras áreas necessárias para o estudo. Podem adquirir caráter monográfico, concentrando-se em autores ou problemas específicos.

As disciplinas com conteúdo programático pré-determinado abarcam 2.630 h/a do curso. As demais h/a requeridas (520) correspondem a disciplinas e práticas optativas.

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