FAJE
Notícias
Colóquio Pensadores Brasileiros busca “pensar” o Brasil 12/09/2017

O I Colóquio Pensadores Brasileiros, promovido pela Faculdade Jesuíta, através da Cátedra Dom Luciano Mendes de Almeida, foi realizado de 9 a 11 de agosto, refletindo sobre a contribuição do pensamento de seis brasileiros na consolidação do País enquanto nação. A primeira palestra, proferida pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Margutti (FAJE), apresentou o pensamento de Nísia Floresta. Em seguida, sobre o pensamento de Oswaldo Prochat, pelo Prof. Dr. Bruno Pettersen (FAJE). No segundo dia, o Prof. Rodrigo Marcos de Jesus (UFMT) falou sobre o pensamento de Anísio Teixeira, seguido pelo Prof. Robson J. Araújo, que discorreu sobre o pensamento de Pedro Américo. No terceiro e último dia do Colóquio, o pensamento de Tobias Barreto foi apresentado pelo Prof. Dr. José Maurício de Carvalho (UFSJ), seguido pelo Prof. Dr. Ricardo Velez Rodriguez (UFJF), sobre o pensamento de Vicente Ferreira da Silva.
O objetivo da FAJE é realizar outras edições do Colóquio Pensadores Brasileiros, até 2022, ano em que se comemoram 200 anos da Independência e 100 anos da Semana de Arte Moderna. Com isso, quer incrementar uma reflexão qualificada que questione o País a partir do aprofundamento do pensamento de alguns brasileiros que se dedicaram a pensar o Brasil, a partir do Brasil, para o Brasil e no Brasil.


Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto - Belo Horizonte - MG - CEP31720 300 - Como chegar? Tel (31) 3115 7000 - Fax (31) 3115 7015